segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Por que demoraram tanto a torná-los visíveis?


Estes fulanos deviam dispensar apresentações. Mas a vida nem sempre é justa. O facto é que os The Invisible são uma banda londrina que lançou o seu álbum homónimo em Março deste ano e pouco ou nada se ouviu falar desta malta de origem "jazziana" - o meu agradecimento óbvio vai para o Breites, que falou deles aqui. Foram nomeados para o Mercury Prize e estarão cá no Super Bock em Stock, dia 5 de Dezembro na sala principal do São Jorge.

São eles Dave Okumu, Tom Herbert e Leo Taylor. Guitarrista/vocalista, baixista e baterista, respectivamente. Felizmente, receberam a benção de Matthew Herbert e a sua editora Accidental Records, que já este ano levou Micachu ao patamar mais elevado das sonoridades actuais. O trio, existente desde 2006, levou o ano passado a abrir para bandas como Foals e Hot Chip, bem como a divulgar os singles "Monster's Waltz" e "London Girl", ambos presentes em "The Invisible". A segunda faixa é, de resto, das mais cativantes deste ano, criada a partir de uma linha de baixo que se cola aos ouvidos qual sanguessuga.

A voz de Okumu aproxima-se do registo dos Junior Boys, em Begone Dull Care - quase um murmúrio, pura sensualidade através dos sussurros que marcam o álbum. As linhas de guitarra pouco ou nada têm de extraordinário, a não ser o sentido de oportunidade e a pertinência com que são aplicadas. Afinal de contas, mais não se poderia pedir, a não ser que Okumu se tratasse de um polvo polivalente.

Mas há algo que é determinante nesta sonoridade dos The Invisible. Desprovida de uma produção absolutamente formidável, esta música aproximar-se-ia facilmente da banalidade, ou pelo menos do rótulo de "é mais uma como". O que faz toda a diferença. À semelhança de "Jewellery", dos Micachu And The Shapes (perdoem-me falar tanto neles, mas os casos estão intimamente ligados), "The Invisible" é o que é mais graças à produção do que à música em si. A distância duma para a outra, mesmo assim (e é por isso que falamos deles), não é abismal. É pop. É indie. É dançável, deparamo-nos facilmente com o bater do pé. E por isso os louros não vão todos para Herbert. Nem ele precisava.


Sem comentários: