quinta-feira, 19 de novembro de 2009

quando a pop é assim, para que precisamos do resto?


Nova Iorque viu nascer, em 2008, mais um projecto de electropop a dois que vai dar que falar. E eis-me aqui a sucumbir à genialidade e frescura dos The Golden Filter, Penelope e Stephen. Outrora Lismore, um projecto que iniciaram em 2004, passaram de vizinhos a parceiros de banda. Ela, australiana de gema e ele residente nova-iorquino nascido em Ohio.

O que sabemos deles é pouco ou nada. Mas o pouco que se conhece é o melhor esboço que se poderia pedir a uma banda que anda a viver de singles - embora se especule que um álbum possa sair no próximo ano. Anyway, conversas à parte, vamos ao que realmente interessa.

Em Julho do ano passado, lançaram o single "Solid Gold", que anda a ver se dá cabo das colunas cá de casa. A voz "açucarada" (é o meu pai que diz) de Penelope, associada a uma batida constante e marcante, suportada por linhas de sintetizadores relativamente simples, é uma espécie de cocktail que poucos deixará com sede. Se assim o for, é com sede de mais, em termos quantitativos. Isto é como quem diz: foram buscar as vozes às deliciosas Au Revoir Simone, a batida aos The Gossip e os sintetizadores a algo como Hot Chip.

Já esta semana, a 16 de Novembro, foi lançado o single "Thunderbird" (Dummy Records), mais um contagiante tema deste duo que ao vivo conta com a contribuição de Lisa na bateria. O registo é em tudo semelhante ao de "Solid Gold" por isso, há que alertar, não se trata de uma sonoridade muito diversificada. Os ingredientes desta maravilhosa refeição são simples: uma ou duas linhas de sintetizadores (em geral o mais grave actua na forma de arpejo), uma bateria pouco ou nada virtuosa à base de bombo e tarola (e pratos, claro está).

E, por último, a voz quase soprada de Penelope, a australiana que viajou para o novo continente para tornar o mundo num lugar mais feliz. Gaita, parece que está mesmo a conseguir.


2 comentários:

Breites disse...

Fantabulástico!

Pelo meio ainda houve outro single. Chama-se "Favourite Things" e também vale a pena checkar!

Poppe1 disse...

...e a remix para o "New In Town" da Litle boots que tambem é maravilhosa.