quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

geeks do it better


"Horchata" recebe-nos como se acabássemos de chegar à selva. "Contra", o novo disco dos Vampire Weekend, transporta-nos para pleno Verão quando ainda agora começou 2010. Mas não há dúvida que é uma excelente forma de começar o ano.

O quarteto nova-iorquino não esqueceu o arzinho nerd nem a fórmula segundo a qual elaboram as canções. Mas introduzem novas palmeiras na sua sonoridade. Desta vez, além dos já habituais e deliciosos arranjos orquestrais, há também guitarras ligeiramente distorcidas. Sintetizadores em arpejo, lá nos graves, sim, também os há - começa a ser um recurso inevitável, mas se ajudar a soar melhor, qual o problema?

É incrível como, depois de terem arrecadado o top de melhor álbum de 2008 (aqui para estes lados), os geeks mais divertidos daquela zona de Nova Iorque conseguem produzir mais um álbum recheado de boas canções, dançáveis e cantáveis até mais não. Por vezes, achamos que estão a um passo do caos, no que aos ritmos e às oscilações vocais de Ezra Koenig diz respeito. Só que a seguir vêm os violinos, violas e violoncelos e captam-nos os pontos fracos.

Além de ser um disco mais bem produzido que o homónimo, "Contra" é também um novo patamar na vida dos Vampire Weekend, capazes de caminhar em pavimentos mais escorregadios - talvez o projecto Discovery ("LP", 2009), de Rostam Batmanglij (o teclista) tenha ajudado a criar soluções anti-derrapantes.

Don't worry. Geeks do it better.



Sem comentários: