quarta-feira, 1 de abril de 2009

Sonzinhos sintetizados, ritmos marados, às vezes não se percebe bem. Mas é só isso?



Há que ter muito cuidado quando se ouve Animal Collective, sobretudo o novo álbum, "Merriweather Post". Avançar com o ligeiro preconceito, como quem vai ver um filme de porrada, de que ali não se vai passar mais nada sem ser isso mesmo: porrada com bravura!
Os AC adoram enveredar por este caminho de sons cintilantes e por vezes desarranjados mas que resultam numa melodia peculiar. A sua melodia peculiar.

Eu não desgosto do mais recente álbum destes geniozinhos. Mas também não deliro com ele. Aquilo é difícil de comer, tem por vezes uns bocados que ficam entalados nos dentes e que irritam. Mas depois as partes tenrinhas que se desfazem na boca definem os AC. Chega, de resto, para ficarem associados ao melhor do que se faz dentro do seu estilo. E, no fundo, é muito boa música. Tão boa que já é inspiração quase total (a restante inspiração/copianço vem de Manuel Cruz) dos Aquaparque, banda portuguesa que tem em "Siga P'ra Bingo" o grande tema do álbum de 2009, entre outros. Mesmo assim, o resto são experiências só para mostrar que sabem mexer com as máquinas e fazer cenas maradas. E música?

Fazem os AC.

Sem comentários: