segunda-feira, 13 de abril de 2009

música de gente grande


Ora pois cabe-me a mim fazer o meu post debutante neste blog falando-vos de um álbum fresquinho e acabadinho de sair, de seu nome Begone Dull Care. A sua autoria pertence à dupla canadiana Junior Boys, que nos apresentam com o seu 3º LP de originais uma obra coerente e madura, recheada de ambientes electrónicos minimalistas à primeira audição, mas que, após uma escuta mais pormenorizada, revelam-se bem mais complexos e demonstrativos de um trabalho meticuloso. Confesso que pouco conhecia da música destes rapazes, mas foi após ouvir o single de apresentação de BDC - Hazel - a rodar na Radar, que fiquei extremamente curioso em descobrir o responsável por detrás daquela música tão contagiante.

Pois foi ainda antes de saber que Nuno Galopim dera 5/5 e a Pitchfork 7.5/10 a este álbum, que me deixei convencer com as suas linhas electrónicas, e as melodias recheadas de uma alma soul (perdoem a redundância), interpretadas pela voz de Jeremy Greenspan. Begone Dull Care conjuga pop elegante com uma electrónica minimalista e melancólica, umas pitadas de soul/disco/funk aqui e ali, tudo feito com uma atitude despretenciosa e agudamente certeira. O dançável single Hazel é claramente a música mais catchy do álbum e uma óbvia escolha para primeiro single, mas há ainda espaço para os Junior Boys surpreenderem o ouvinte com banjos electrónicos, baixos synth hipnotizantes, ritmos embaladores, e imensos sons e pormenores que se vão descobrindo a cada audição que passa.

Begone Dull Care é a banda sonora perfeita para um jantar a dois com vinho e lagosta ou para dançar no quarto enquanto nos vestimos de manhã para ir para o trabalho. Não é um álbum avassalador, mas são 50 minutos de excelente música, que vão direitinhos para o destaque do mês.






Dull To Pause - Junior Boys

1 comentário:

Breites disse...

Excelente álbum! Já é um dos melhores do ano para mim. Concordo com a análise e acrescento: é o disco perfeito para ouvir quando a noite já vai longa, no resguardo de nossa casa... É sentimental sem ser lamechas. brilhante!

É com alegria que te vejo voltar aos posts, Jõao :)

abraço