domingo, 12 de abril de 2009

apreciar dissonâncias. não é fácil


Micachu & The Shapes. O trio vem de Londres e faz música que soa mal. Guitarras desafinadas, aspiradores e opções melódicas que não lembram ao Diabo fazem o som daqueles que são definidos por Mário Lopes (Ípsilon) como "únicos e são a sua geração". Desse artigo de 6ªfeira, 9 de Abril, vale a pena tirar um pouco que serve para demonstrar a fonte de inspiração da banda liderada por Mica Levi.

"Em 1930, aos 29 anos, Harry Partch pegou em todas as suas partituras, juntou-as num pote e ateou-lhes fogo. Nas décadas seguintes, criou um novo sistema de afinação e os instrumentos que lhe permitissem aplicá-la. Micachu adora-o: "Fez exactamente o que queria numa altura em que era quase insano fazê-lo". A principal inspiração é o exemplo: "Surpreende-me que existam tantos milhões de pessoas no mundo que não criem as suas próprias 'merdas'. Num certo sentido, é profundamente ilógico"."

O álbum Jewellery é uma daquelas criações que merece ficar na mesa de cabeceira o tempo suficiente até permitir que o absorvamos. Não é facil. Mas que merece, merece.


Sem comentários: