terça-feira, 9 de junho de 2009

"O David Bowie do século XXI"


O título está entre aspas, já que se trata duma afirmação do João Francisco, o outro bloguista do When You're Around. Refere-se, claro está, a Patrick Wolf. Sem dúvida, um dos artistas a ter em conta no actual panorama musical.

Depois de um primeiro álbum a entrar claramente no domínio da música erudita (Wind In The Wires) - sem nunca evitar a inclusão da electrónica, como não poderia deixar de ser - Patrick Wolf volta, em The Bachelor, às orquestrações e, novidade, introduz coros. Experiência bem sucedida. O álbum tem como raízes música celta, embora a pop continue a dominar o som deste géniozinho que criou a sua própria editora - Bloody Chamber Music.

Estamos a falar de alguém que faz o que quer. Sem rodeios. Satisfações, muito menos. E fá-lo bem. Esta ausência de compromisso com os parâmetros actuais do mundo musical só enriquece todo este universo graças a quem a pratica. Não deveriam todos os músicos e bandas - que valham realmente a pena - ter a sua própria editora? A experiência de Patrick Wolf diz-nos que sim.

De lembrar que o músico vai passar por Paredes de Coura dia 29 de Julho

Hard Times, segundo single e claramente uma das faixas mais fortes do álbum.


Sem comentários: