terça-feira, 30 de junho de 2009

How To Build A Soapbox - nº1




Escrevo nas vésperas do nosso primeiro concerto a primeira edição daquela que passará a ser a rubrica que acompanhará o dia-a-dia dos Soapbox.

Pensámos (eu e o meu camarada Simão) que seria boa ideia fazermos aqui deste nosso blog, não só um sítio onde dois tipos mandam umas postas sobre aquilo que gostam de ouvir, mas mais do que isso, fazer disto o blog do baixista e do guitarrista dos "caixa de sabonete", que de vez em quando "amandam" uns bitaites sobre este ou aquele álbum/artista/banda. E como já estou a imaginar-vos a reler a frase anterior 10 vezes até perceberem o que eu tentei dizer, vou-vos simplificar a vida: a partir de agora, não só continuaremos a publicar as nossas opiniões sobre o que anda a acontecer no mundo da música, passaremos também a deixar umas notas breves sobre a nossa vivência nos Soapbox.

E isso implica o quê, perguntam vocês? Pois ainda não sabemos bem, mas envolverá todo e qualquer tipo de documentação espontânea, seja ela audiovisual, escrita, por pinturas rupestres ou qualquer outra manifestação da linguagem. Curiosos? Nós também... Vamos lá ver o que vai sair daqui.

Para já... (clic and clic)

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Quatro raparigas completamente diferentes...


O rock por vezes dissonante das Bellenden Ker funciona de uma forma específica. Não tocam uma música da mesma maneira duas vezes. As linhas de guitarra são espontâneas, não interessa se sai bem, o essencial é sair. A voz de Marta Lefay evolui desde os guturais a um esganiçar que marca presença em todos os temas. Um "esganiçar de marca", poder-se-ia dizer.

Excerto de uma reportagem que poderão ler, depois, aqui.


sábado, 27 de junho de 2009

o que se deve ver neste Verão...

2009 não é excepção e, como tal, os festivais de Verão estão mais bem recheados que nunca. Há muita coisa para ver, pouco dinheiro para gastar, mas aqui ficam algumas sugestões do que valerá a pena não evitar:



.TV On The Radio, no Optimus Alive, dia 9 de Julho;

.Does It Offend You Yeah!, também no Optimus Alive, dia 10 de Julho;

.Como não poderia deixar de ser, Lykke Li no Optimus Alive, dia 11 de Julho;
(conclusão desta parte: vale a pena comprar bilhete para os três dias do Optimus Alive).

.Depeche Mode, no Super Bock Super Rock, dia 11 de Julho (não, não é publicidade aos soapbox);

.The Killers, também no Super Bock Super Rock, dia 18 de Julho;

.Primal Scream, no Marés Vivas, dia 16 de Julho;

.Patrick Wolf, em Paredes de Coura, dia 29 de Julho;

.Franz Ferdinand, no melhor festival do país, dia 30 de Julho (obrigatório);

.Nine Inch Nails, também em Paredes de Coura, dia 31 de Julho;


29 de Novembro...


...os Muse voltam a Portugal. Vêem apresentar o seu novo álbum, "The Resistance", numa tour com o mesmo nome. O trio britânico já tem o álbum gravado e está agora em fase de produção (aqui pelo blogue as expectativas já batem no tecto). Algumas fotos podem ser vistas aqui, no estúdio em Itália.


Por cá, vamos esperar algo deste género:



1958 - 2009


"The hard move was that little leg twist that he did. You really have to throw your leg. I did it a thousand times in about three days. And a couple of weeks later I noticed—er, I have a pain here. The pain lasted about two years, then it went away on its own."

Steve Martin, na New Yorker.

terça-feira, 16 de junho de 2009

here we go!



Depois de muito tempo de espera, parece que é agora que os soapbox vão realmente dar a cara ou, melhor dizendo, a música.
Mais concretamente, dia 1 de Julho - quarta-feira - vamos actuar no Musicbox, por volta das onze da noite.

Ainda não sabemos as horas do concerto mas uma coisa é certa: 6 euros de entrada, para ajudar a malta!

terça-feira, 9 de junho de 2009

"O David Bowie do século XXI"


O título está entre aspas, já que se trata duma afirmação do João Francisco, o outro bloguista do When You're Around. Refere-se, claro está, a Patrick Wolf. Sem dúvida, um dos artistas a ter em conta no actual panorama musical.

Depois de um primeiro álbum a entrar claramente no domínio da música erudita (Wind In The Wires) - sem nunca evitar a inclusão da electrónica, como não poderia deixar de ser - Patrick Wolf volta, em The Bachelor, às orquestrações e, novidade, introduz coros. Experiência bem sucedida. O álbum tem como raízes música celta, embora a pop continue a dominar o som deste géniozinho que criou a sua própria editora - Bloody Chamber Music.

Estamos a falar de alguém que faz o que quer. Sem rodeios. Satisfações, muito menos. E fá-lo bem. Esta ausência de compromisso com os parâmetros actuais do mundo musical só enriquece todo este universo graças a quem a pratica. Não deveriam todos os músicos e bandas - que valham realmente a pena - ter a sua própria editora? A experiência de Patrick Wolf diz-nos que sim.

De lembrar que o músico vai passar por Paredes de Coura dia 29 de Julho

Hard Times, segundo single e claramente uma das faixas mais fortes do álbum.


segunda-feira, 8 de junho de 2009

as eternas delico-doces...


Still Night, Still Light é o novo registo de Au Revoir Simone, as três senhoras meninas que alegraram um final de tarde o ano passado em Paredes de Coura, que elas apelidaram de "o melhor concerto" da sua vida.
O jogo de sintetizadores simples, caixa de ritmos e as vozes angelicais caracterizam o som destas nova-iorquinas - outra banda da fornada de Brooklyn, um dos maiores habitats naturais de boa música do mundo. Parece algodão doce em formato mp3, wave, como queiram.

Fazer música assim parece fácil, tão fácil quanto ouvi-la.


Organized Scenery - Au Revoir Simone